mauro April 14, 2012
Uma lembrança que não pode passar despercebida e um fato que poucos conhecem! Do excelente blog Frumentarius.

Novo post em Frumentarius

181 anos do Hino Nacional

by joanisval

Claro que eu tenho que registrar que na data de hoje se comemora a primeira execução do Hino Nacional Brasileiro! Qual a importância disso? Bom, primeiro que, na minha opinião, é uma peça belíssima (comparável aos hinos alemão, francês, da União Européia e, claro, nosso espetacular Hino da Independência)! E depois porque é um dos legados do glorioso Império do Brasil! Isso mesmo! Apesar da letra ter passado por algumas versões, sendo a última a de Joaquim Osório Duque Estrada, escrita em 1909 e adotada oficialmente em 1922 (centenário da independência, diga-se de passagem), a música (composição) de Francisco Manuel da Silva é de 1822!

Diz a lenda que, quando os golpistas da república fizeram o concurso para escolher o novo hino que desbancaria o imperial e levaram o resultado para Deodoro da Fonseca, o generalíssimo-presidente deu seu veredicto: “prefiro o antigo…”! E aí tiveram que fazer da peça vitoriosa o tal do “hino da proclamação da república”…

D’us abençoe o Império do Brasil! Pela restauração!

Comentário    Ver todos os comentários

Unsubscribe or change your email settings at Manage Subscriptions.

Problemas ao clicar? Copie e cola esta URL em seu navegador:
http://joanisval.com/2012/04/13/181-anos-do-hino-nacional/

Obrigado por voar com WordPress.com

Monarquia em Ação
Um grupo de amigos reunidos para divulgar, difundir, apoiar, os esforços de todos os brasileiros para restaurar a forma monárquica de governo.

Leave a Reply

Converse no WhatsApp
%d bloggers like this: