Sepultamento em Vassouras do Príncipe Dom Pedro Luiz

Prezados monarquistas e amigos da Família Imperial
 
Cumprimos o honroso dever de proporcionar algumas informações sobre o sepultamento, ocorrido na segunda-feira dia 6 de julho, na cidade de Vassouras – RJ, do pranteado Príncipe Dom Pedro Luiz de Orleans e Bragança.
 
As autoridades que custodiam os despojos resgatados do trágico acidente aéreo de 31 de maio p.p. haviam comunicado à Família, na última semana, a identificação do corpo do jovem Príncipe, notícia que produziu em seus pais e irmãos funda emoção, dispondo o Príncipe D. Antônio não dar publicidade ao funeral, para resguardar assim o caráter familiar da cerimônia.
 
O translado dos restos mortais de D. Pedro Luiz, do Recife para o Rio de Janeiro, ocorreu na manhã da segunda-feira, seguindo o caixão de imediato para a cidade fluminense de Vassouras, com cujo nome o Ramo Dinástico brasileiro é comumente designado.
 
Na Matriz de Nossa Senhora da Conceição – belo templo do período imperial – era o corpo de D. Pedro Luiz aguardado por seus pais D. Antônio e D. Christine, seus irmãos D. Amélia, D. Rafael, D. Maria Gabriela; além de seu tio o Príncipe D. Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, seus tios D. Pedro, D. Fernando, D. Francisco e respectivas esposas, D. Alberto, D. Maria Gabriela, e muitos primos.

 
Celebrou a Missa de corpo presente Sua Paternidade Dom José Palmeiro Mendes, Abade Emérito de São Bento do Rio de Janeiro, acolitado pelos Revmos. Pe. Alexandre de Bourbon, primo de D. Pedro Luiz, e Pe. Jorge Luiz das Neves Pereira, dedicado amigo da Família Imperial, fazendo os três uso da palavra à homilia para enaltecer a figura do desaparecido Príncipe e buscar, nos tesouros da Fé, as razões de perda tão sentida.
 
Após a encomendação seguiu o caixão – sempre coberto com a bandeira do Império – em cortejo a pé de todos os presentes para o Cemitério da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição, sendo ali inumado no jazigo da Família, ao lado de seu Avô o Príncipe D. Pedro Henrique de Orleans e Bragança.
 
Os pais e irmãos de D. Pedro Luiz e demais membros da Família Imperial tiveram assim o consolo de poder acompanhar à última morada o ente querido que Deus teve a bem chamar a Si. Bela despedida, marcada pela unção, pela cristã conformidade e pela serena certeza da bondade dos desígnios da Divina Providência para com o Brasil.

 

Pró Monarquia
Monarquia em Ação
Um grupo de amigos reunidos para divulgar, difundir, apoiar, os esforços de todos os brasileiros para restaurar a forma monárquica de governo.
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply