Recolhidas mais de 123 mil assinaturas de apoio à restauração da monarquia na Sérvia
Os defensores da restauração da monarquia sérvia, abolida pelos comunistas após a Segunda Guerra Mundial, recolheram mais de 123 mil assinaturas de apoio, que serão submetidas ao parlamento, revelou a Associação do Reino da Sérvia.
A NGO, que opera sob o patrocínio do príncipe Alexander, pretendente ao trono, lançou uma petição de 21 a 27 de novembro de 2016 e publicará o número final de nomes assim que termine o processo de verificação.
“Depois disso, submeteremos a iniciativa ao parlamento, e caso tenhamos mais de 150 mil assinaturas de cidadãos com direito de voto, isso deve levar a uma mudança automática na Constituição, sem um referendo”, disse o chefe da NGO, Nikola Grbic.
De acordo com o seu portal oficial, a associação foi fundada por um grupo de estudantes da Universidade de Belgrado em 2008.
Fundada como uma organização sem fins lucrativos, não-governamental e não-partidária sob o patrocínio do príncipe Alexander, agora tem mais de 18.000 membros e cerca de 80 filiais em toda a Sérvia.
A associação está planeando várias atividades de conscientização nos próximos meses, incluindo um amistoso jogo de futebol com uma associação monárquica romena.
De acordo com Grbic, o jogo será realizado no dia 11 de junho, em honra do 95 º aniversário do casamento do Rei Alexander da Jugoslávia e da sua noiva romena, a rainha Marie.