O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, será formalmente coroado numa elaborada cerimônia de três dias, entre 4 e 6 de maio, mais de dois anos após a morte do rei Bhumibol, anunciou hoje a casa real.
DN/Lusa 01 Janeiro 2019
Maha Vajiralongkorn, cujo nome oficial de reinado é Rama X, subiu ao trono em outubro de 2016, após a morte do seu pai, que foi o monarca com o reinado mais longo do mundo, quase 70 anos.
O rei Rama X não esperou a coroação para reformular as instituições monárquicas da Tailândia, surpreendendo os observadores que o julgavam mais passivo e pouco reformista.
Maha Vajiralongkorn quadruplicou o número de policias de elite encarregues da sua vigilância, mas também assumiu o controlo de cinco órgãos que supervisionam os assuntos da realeza e a sua segurança, todos anteriormente sob alçada governamental ou militar.
O monarca demitiu ainda alguns poderosos funcionários do palácio da época do seu pai, e participou ativamente no esboço da nova Constituição da Tailândia.
Num anúncio transmitido pela televisão, a casa real afirmou que a coroação terá lugar entre os dias 4 e 6 de maio referindo que “será o momento oportuno para a coroação, de acordo com a tradição, para a celebração nacional e a alegria do povo”.
A coroação será realizada no dia 4 de maio, durante uma cerimónia à qual assistem a “família real, os conselheiros privados e os membros do gabinete”.
Os dois dias seguintes serão marcados por outras audiências e eventos relacionados com a coroação, segundo as tradições da monarquia tailandesa.
O ano de 2019 será politicamente muito movimentado para a Tailândia, com eleições gerais cinco anos após o golpe que derrubou a ex-primeira-ministra Yingluck Shinawatra.