Sonho de toda menina, ser princesa não é algo tão raro nos dias de hoje, como muita gente pode pensar. Só o Brasil, que deixou de ser monarquia há mais de 100 anos, possui 37 princesas reconhecidas oficialmente.
Existem duas maneiras de se tornar uma princesa: nascer na realeza ou se casar com um príncipe. Independentemente da origem, a maioria das princesas da atualidade não ficam mais apenas submetidas aos muros de seus palácios.
Além de serem representantes de suas monarquias, elas estudam, trabalham, lideram projetos sociais e se mostram cada vez mais. Veja exemplos de algumas princesas pouco conhecidas, mas que se destacam por suas interessantes histórias de vida:
Tatiana Santo Domingo
Nascida em Nova York, mas com ascendência colombiana, Tatiana se casou aos 36 anos com Andrea Casiraghi, filho mais velho da princesa Carolina de Mônaco e neto de Grace Kelly e do soberano príncipe Ranier III.
Ela estudou na Suíça e em Londres, cursou Artes Plásticas e, além de exercer suas funções de princesa, possui uma grife socialmente responsável chamada Muzungu Sisters, que apoia e promove trabalhos artesanais.
Catarina Amália
A Princesa de Orange tem apenas 17 anos e é a primeira na linha de sucessão ao trono da Holanda. Assim como seu pai, o rei Guilherme Alexandre, Catarina estudou em escolas públicas e, apesar de jovem, já é poliglota.
Antes de se casar com Carlos Felipe, o duque de Värmland, a Princesa Sofia foi garçonete, modelo e até participou de reality shows. Ela é mãe de dois filhos, o Príncipe Alexandre e o Príncipe Gabriel, que são o quinto e o sexto na linha de sucessão ao trono sueco, respectivamente.
Alessandra de Osma
Em 2017, Alessandra se casou com o príncipe Christian de Hannover, membro da dinastia alemã. Desde então, ela se tornou uma princesa de Hannover.
Keisha Omilana
Curiosamente, Keisha afirmou em entrevista que só descobriu que seu atual marido era um príncipe depois de dois anos de relacionamento. Sua sogra foi a encarregada de revelar o fato.
Elisabeth Thérèse Marie Hélène
Atualmente com 19 anos de idade, a duquesa e princesa da Bélgica é a primeira na linha de sucessão ao trono, graças à eliminação de uma lei que não permitia às mulheres assumir a Coroa.
A jovem receberá formação militar, considerada indispensável para poder ser rainha no futuro, após a morte de seu pai, o Rei Philippe da Bélgica.
Haya Bint Al-Hussein
Nobre de nascimento, a princesa Haya é filha do falecido rei Hussein da Jordânia e meia-irmã do atual rei do país, Abdullah II. Ela é graduada em Filosofia, Política e Economia pela conceituada Universidade de Oxford, na Inglaterra.
Em 2004, se casou com o sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum, líder supremo de Dubai, com quem teve um relacionamento conturbado.
Em 2019, Haya fugiu do marido com os dois filhos e, depois de meses sumida, se refugiou em Londres e entrou na Justiça com uma ordem de proteção, declarando que temia pela própria segurança.
Paola Orleans e Bragança
Pouca gente sabe, mas, apesar de ter deixado de ser uma monarquia há muito tempo, o Brasil tem atualmente 37 princesas, sendo Paola a mais conhecida entre os membros da Família Imperial brasileira. Ex-modelo e formada em Design, ela hoje tem 37 anos.