Com o apoio do Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, a Banda Sinfônica do Corpo dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil apresentou o XIII Concerto de Natal da Família Imperial.
O evento foi realizado na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, Catedral da Coroação de D. João VI, D. Pedro I e D. Pedro II, no Centro Imperial do Rio de Janeiro. Durante o concerto, foram apresentadas obras musicais natalinas e cívicas. Este evento marcou a abertura das comemorações do Bicentenário de D. Pedro II, que será celebrado no biênio 2025 e 2026.
A Banda Sinfônica do Corpo dos Fuzileiros Navais, criada por D. João VI em 1809, é a mais antiga corporação musical militar do Brasil. Durante a apresentação, a banda incluiu números musicais executados por seus gaiteiros, mantendo viva a tradição escocesa.
A regência da orquestra e do coral esteve a cargo dos maestros Primeiro-Tenente Irineu Amaro da Rocha Neto e Capitão de Corveta Nerias Oliveira Morel.
O Príncipe Imperial e Chefe da Casa Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, não pôde comparecer ao evento, mas foi representado por integrantes do Círculo Monárquico do Rio de Janeiro.
Confira trechos do concerto no link a seguir: