Opinião

Na Copa do Mundo 2018 Monarquias se destacam

Independente do resultado a que chegará o jogo Russia x Croácia, o placar para as semi-finais da Copa do Mundo 2018 já está definido: duas Monarquias atuantes, Bélgica e Inglaterra, enfrentaram duas Repúblicas, França e Rússia ou Croácia.

A pequena Croácia, apresentou um excelente futebol e pode hoje, descontar na Rússia uma história de dominação e sofrimento do período comunista, expulsando a anfitriã da Copa.

O destaque está para as Monarquias que apresentaram times com grande preparo físico, técnico e psicológico que resultou na classificação para as finais. A equipe russa, mesmo pertencendo uma República Parlamentarista, traz a Águia Imperial bicefala dos Romanov os Czares da Rússia, como símbolo de destaque brilhando no peito dos atletas.

Poderemos ter, para a final um embate entre Bélgica e Inglaterra, seja para primeiro lugar, seja para terceiro lugar.

Outro embate histórico que poderá ocorrer, tanto para primeiro como para terceiro lugar, é entre França e Rússia. A França invadiu muitas vezes a Rússia (Bonaparte foi um dos invasores) e ao chegarem em Moscou em pleno inverno encontraram a cidade totalmente incendiada e abandonada. Sem víveres para abastecer o exército, sem proteção para o frio glacial, os invasores bateram em retirada e a Rússia ganhou.

Desta vez a França chega no verão russo… milhares de torcedores franceses estão entre os moscovitas a espera do combate final. Se der França e Rússia, será um jogo histórico. Se a Rússia não atravessar a pequena Croácia, Napoleão poderá se revirar no seu túmulo no Panteão em Paris, satisfeito. Lamentavelmente, a Russia perdeu para a Croácia e está afora. Entretanto, está de parabéns pela bela campanha que realizou e hospitalidade com que está recebendo aos visitantes.

Duas Monarquias disputam as finais da Copa do Mundo da FIFA 2018 e poderão ficar em primeiro lugar.