Filha mais nova do Príncipe D. Pedro de Alcântara de Orleans e Bragança, nascida em 1919, era assim prima-irmã do Príncipe D. Pedro Henrique de Orleans e Bragança, pai e antecessor do atual Chefe da Casa Imperial do Brasil, S.A.I.R. o Príncipe D. Luiz; e tia do Chefe da Casa Real portuguesa, S.A.R. D. Duarte, Duque de Bragança.
Casou-se em 1957 com o Sr. Ernesto Martorell y Calderó, falecido em 1985, tendo dele duas filhas, Elizabeth e Nuria, com quem compartilhou seus últimos anos de vida, marcados pela insidiosa enfermidade – encarada com ânimo decidido e espírito sobrenatural – que terminaria por vitimá-la.
Ao completar 90 anos teve as seguintes expressões: “O segredo para se chegar a essa idade é ser feliz e uma boa cristã, amar a Deus e acreditar sempre. Se não perdermos essas capacidades, conseguimos ultrapassar tudo”.
Radicada em Portugal, D. Teresa conservou sempre grande afeição pelo Brasil, onde cultivava muitas relações e amizades, aqui vindo freqüentemente. Tinha particular estima pelo Príncipe D. Luiz, com quem esteve várias vezes, a última delas em 2008 no Rio de Janeiro por ocasião das comemorações dos 200 anos da chegada da Família Real Portuguesa.
Externando respeitosamente às Famílias enlutadas nossas sentidas condolências, rogamos a todos os amigos da Família Imperial um ato de piedade pelo eterno descanso da ilustre Princesa brasileira.
Um grupo de amigos reunidos para divulgar, difundir, apoiar, os esforços de todos os brasileiros para restaurar a forma monárquica de governo.