No último dia 8, S.A. Michel, 14º Príncipe de Ligne, e sua esposa, S.A.R. a Princesa de Ligne, Dona Eleonora de Orleans e Bragança, estiveram presentes nas celebrações pelos 125 anos da Casa de Nassau no Grão-Ducado de Luxemburgo.
As celebrações contaram com uma grande festa de rua, unindo a Família Grã-Ducal, boa parte de sua parentela e o povo luxemburguês, para assistir à parte do espetáculo “Noites de Luz de Luxemburgo”, durante o qual a história da Casa de Nassau em Luxemburgo foi projetada, através de fotos, músicas e efeitos especiais, na fachada do Palácio Grã-Ducal.
Durante o espetáculo “Noites de Luz de Luxemburgo”, a fachada do Palácio Grã-Ducal é iluminada com a história da Casa de Nassau no Grão-Ducado de Luxemburgo. Foto 1: o Grão-Duque Adolfo (1817-1905) e sua esposa, Princesa Adelaide Maria de Anhalt-Dessau (1833-1916). Foto 2: o Grão-Duque Guilherme IV (1852-1912) e sua esposa, Infanta Dona Maria Ana de Portugal (1861-1942). Foto 3: a Grã-Duquesa Maria Adelaide (1894-1924). Foto 4: a Grã-Duquesa Carlota (1896-1985) e seu marido, Príncipe Félix de Bourbon e Parma (1893-1970). Foto 5: o Grão-Duque Jean e sua falecida esposa, Princesa Josephine-Charlotte da Bélgica (1927-2005). Foto 6: o Grão-Duque Henri e sua esposa, Maria Teresa Mestre y Batista.
O então Duque Adolfo de Nassau se tornou Grão-Duque de Luxemburgo em novembro de 1890, com a morte de seu primo distante, o Rei Guilherme III dos Países Baixos, que também era Grão-Duque de Luxemburgo. Nos Países Baixos, o falecido Rei fora sucedido por sua filha, a Rainha Guilhermina; entretanto, a sucessão luxemburguesa se dava através da Lei Sálica, onde apenas homens podiam herdar o Trono.
No dia 8 de dezembro de 1890, o novo Grão-Duque chegou a Luxemburgo, junto à sua Família e, desde então, sua descendência reina sobre o pequeno Grão-Ducado, localizado entre Alemanha, França e Bélgica. O filho e sucessor do Grão-Duque Adolfo, o Grão-Duque Guilherme IV, casou-se com a Infanta Dona Maria Ana de Portugal, sobrinha do Imperador Dom Pedro I do Brasil. Sua sucessora foi sua filha, a Grã-Duquesa Maria Adelaide, que, após um breve reinado, abdicou para seguir a vida religiosa, tornando-se uma Irmã da Ordem das Irmãzinhas dos Pobres, sendo sucedida por sua irmã, a Grã-Duquesa Carlota, que abdicou, em 1964, em favor de seu filho, o Grão-Duque Jean. Atualmente, graças à ação benéfica de seus Soberanos, o Grão-Ducado de Luxemburgo é a 11º democracia e o 19º maior IDH do mundo.
O Príncipe de Ligne, Chefe da Família mais importante da nobreza do Reino da Bélgica, é primo-irmão do atual Soberano de Luxemburgo, o Grão-Duque Henri, uma vez que sua mãe, a Princesa Viúva de Ligne, Alix de Luxemburgo, é irmã mais nova do pai do Grão-Duque, o Grão-Duque Jean, ainda vivo, mas que abdicou em favor de seu filho no ano 2000. Sua Alteza também é padrinho da filha de seu primo, a Princesa Alexandra de Luxemburgo. Ainda, uma das irmãs do Príncipe de Ligne, a Princesa Dona Christine, é esposa de S.A.R. o Príncipe Dom Antonio de Orleans e Bragança, Príncipe do Brasil e terceiro na linha de sucessão ao Trono.
A Princesa de Ligne, nascida Princesa do Brasil e sétima na linha de sucessão ao Trono, é irmã de SS.AA.II.RR. os Príncipes Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, e Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil, e do já citado Príncipe Dom Antonio. Os filhos do Príncipe e da Princesa de Ligne, o Príncipe Hereditário Henri de Ligne e a Princesa Alix, Condessa de Dampierre, foram registrados com dupla-cidadania, belga e brasileira, sendo o Príncipe Hereditário herdeiro do Trono do Brasil após sua mãe e tendo a Princesa Alix renunciado aos seus direitos antes de se casar com o Conde Guillaume de Dampierre, em junho último.
A Pró Monarquia – Casa Imperial do Brasil envia suas mais sinceras congratulações ao Grão-Duque e ao povo de Luxemburgo pelo transcurso de tão importante data.
Última foto tirada do Grão-Duque Jean de Luxemburgo com todas as suas quatro irmãs. O irmão de Suas Altezas, o Príncipe Charles de Luxemburgo, faleceu em 1977, com cinquenta anos de idade incompletos. Da esquerda para a direita: S.A.R. a Princesa Viúva de Ligne, Alix de Luxemburgo; S.A.R. a Condessa Viúva de Holstein-Ledreborg, Marie Gabriele de Luxemburgo; S.A.R. o Grão-Duque Jean de Luxemburgo; S.A.R. a Duquesa Viúva de Hohenberg, Elisabeth de Luxemburgo († 2011); S.A.R. a Princesa Marie-Adélaïde, Condessa Henckel de Donnersmarck († 2007). A Princesa Alix de Luxemburgo se casou, em 1950, com o Príncipe Antoine de Ligne (1925-2005), que veio a se tornar o 13º Príncipe de Ligne, em 1985. Suas Altezas são os pais de S.A. Michel, 14º Príncipe de Ligne, marido de S.A.R. a Princesa de Ligne, Dona Eleonora de Orleans e Bragança, nascida Princesa do Brasil e sétima na linha de sucessão ao Trono, e de S.A.R. a Princesa Dona Christine de Ligne de Orleans e Bragança, Princesa do Brasil, esposa de S.A.R. o Príncipe Dom Antonio de Orleans e Bragança, Príncipe do Brasil e terceiro na linha de sucessão ao Trono.
S.A. Michel, 14º Príncipe de Ligne, e sua esposa, S.A.R. a Princesa de Ligne, Dona Eleonora de Orleans e Bragança, sentados no canto direito da terceira fila, assistem às comemorações pelos 125 anos da Casa de Nassau no Grão-Ducado de Luxemburgo.
A Família Grã-Ducal de Luxemburgo e sua parentela reunidos para as celebrações pelos 125 anos da Casa de Nassau no Grão-Ducado de Luxemburgo. Primeira fila, da esquerda para a direita: S.A.R. o Grão-Duque Hereditário Guillaume de Luxemburgo; S.A.R. a Grã-Duquesa Maria Teresa de Luxemburgo; S.A.R. o Grão-Duque Jean de Luxemburgo; S.A.R. o Grão-Duque Henri de Luxemburgo; S.A.R. a Grã-Duquesa Hereditária Stéphanie de Luxemburgo. Segunda fila, da esquerda para a direita: S.A.R. o Príncipe Guillaume de Luxemburgo; S.A.R. a Princesa Margaretha de Liechtenstein; S.A.I.R. a Arquiduquesa Marie-Astrid da Áustria; S.A.R. o Príncipe Jean de Luxemburgo. Terceira fila, da esquerda para a direita: S.A.R. a Princesa Sibilla de Luxemburgo; S.A.S. o Príncipe Nikolaus de Liechtenstein; S.A.I.R. o Arquiduque Carl-Christian da Áustria; Condessa Diane de Nassau. Quarta fila, da esquerda para a direita: S.A.R. a Princesa de Ligne, Dona Eleonora de Orleans e Bragança; S.A. Michel, 14º Príncipe de Ligne; S.A.R. o Príncipe Robert de Luxemburgo; Baronesa Sophie de Potesta; Condessa Monica de Holstein-Ledreborg. Quinta fila, da esquerda para a direita: Condessa Silvia de Holstein-Ledreborg; Condessa Lydia de Holstein-Ledreborg; S.A. a Princesa Anne de Ligne; Barão Jean-Louis de Potesta; Sr. Henrik de Jonquières. Sexta fila, da esquerda para a direita: Sr. John Munro de Foulis; Condessa Tatiana de Holstein-Ledreborg; S.A. o Príncipe Wauthier de Ligne; Cavaleiro Charles de Fabribeckers de Cortils de Grâce; S.A. a Princesa Sophie de Ligne. Sétima fila, da esquerda para a direita: Condessa Antonia de Holstein-Ledreborg; Sr. Mark von Riedemann; S.A. a Princesa Régine de Ligne; S.A. o Príncipe Lamoral de Ligne; S.A. a Princesa Jacqueline de Ligne.
Durante o espetáculo “Noites de Luz de Luxemburgo”, a fachada do Palácio Grã-Ducal é iluminada com a história da Casa de Nassau no Grão-Ducado de Luxemburgo.
Foto 1: o Grão-Duque Adolfo (1817-1905) e sua esposa, Princesa Adelaide Maria de Anhalt-Dessau (1833-1916).
Foto 2: o Grão-Duque Guilherme IV (1852-1912) e sua esposa, Infanta Dona Maria Ana de Portugal (1861-1942).
Foto 3: a Grã-Duquesa Maria Adelaide (1894-1924).
Foto 4: a Grã-Duquesa Carlota (1896-1985) e seu marido, Príncipe Félix de Bourbon e Parma (1893-1970).
Foto 5: o Grão-Duque Jean e sua falecida esposa, Princesa Josephine-Charlotte da Bélgica (1927-2005).
Foto 6: o Grão-Duque Henri e sua esposa, Maria Teresa Mestre y Batista.
Prezado(a) monarquista Neste momento de grande agitação nacional, quando os olhares se voltam para alternativas de um futuro melhor para a Nação, S.A.I.R. o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, segundo na Linha de Sucessão ao Trono, dirige-se ao povo brasileiro. Veja nos links ou no vídeo abaixo: https://www.facebook.com/promonarquia […]
Como seria o Brasil se ainda vivêssemos na Monarquia? Quem seria o imperador do Brasil? HISTÓRIA | 22 de abril de 2016 por Mateus Graff No ano de 1889 o Brasil tinha um imperador chamado Dom Pedro II e de uma colônia do Reino de Portugal, o Brasil se tornou a sede do Império Colonial […]
A Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (7), sessão solene para celebrar o bicentenário da chegada da imperatriz Leopoldina ao Brasil, em 1817. Luis Macedo/Câmara dos Deputados Parlamentares e deputados destacaram papel da imperatriz na história da Independência do Brasil A solenidade fez parte dos eventos promovidos por comissão especial curadora em comemoração aos 200 […]