SESQUICENTENÁRIO DA COLÔNIA IMPERIAL PRÍNCIPE DOM PEDRO (1867 – 10 de março – 2017)

SESQUICENTENÁRIO DA COLÔNIA IMPERIAL PRÍNCIPE DOM PEDRO (1867 – 10 de março – 2017):

DOM WILSON TADEU JÖNCK PRESIDIRÁ SOLENE MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS

Em audiência com o Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, às 17h de quinta-feira, 1º. /12, Dom Wilson Tadeu Jönck confirmou que presidirá a solene missa em ação de graças no dia em que a colônia imperial Príncipe Dom Pedro completa 150 anos de fundação.

Em 10 de março do ano da graça do Senhor de 1867, dr. Barzillar Cottle, por nomeação de Sua Alteza Imperial D. Pedro II, liderando 98 imigrantes provenientes dos Estados Unidos, instalou a colônia imperial Príncipe Dom Pedro, com sede na confluência do Ribeirão Águas Claras com o rio Itajaí Mirim e território equivalente aos atuais municípios de Botuverá, Nova Trento (atingindo até a localidade do Krecker, no atual município de São João Batista) e margem direita de Brusque.

Além de receber em seus primeiros anos 1.141 imigrantes de língua inglesa, na colônia chegaram os primeiros poloneses que emigraram para o Brasil (16 famílias em agosto de 1869) e, após unificada administrativamente com a colônia Itajahy, recebeu mais de 10 mil italianos.

A efeméride será celebrada com atos no local sede da Colônia Imperial, em Brusque, e nos municípios de Botuverá e Nova Trento.

Além da Santa Missa em Ação de Graças, será inaugurado o marco do Sesquicentenário, Palestras, Sessão Solene do Legislativo, Caminhada Memorial e o soar dos sinos das igrejas localizadas no território, às 12h do dia 10 de março de 2016. Naquele horário, o Angelus será recitado na Igreja Matriz de São José, em Botuverá, após adoração e bênção solene do Santíssimo Sacramento.

Do encontro com o Arcebispo Metropolitano participaram o Prefeito de Nova Trento, Gian Francesco Voltolini, o Procurador-Geral daquele Município, Dr. Fabiano Alex Berghahn, o professor de língua italiana, Juliano Mazzola e o historiador Paulo Vendelino Kons, organizador da celebração do sesquicentenário da fundação da colônia imperial Príncipe Dom Pedro.

Em entrevista coletiva, às 9h30min de 13 de dezembro de 2016, o historiador Paulo Vendelino Kons apresentará a programação completa dos festejos do Sesquicentenário.

Contato: bicentenariodaindependencia@gmail.com – 47 9 9997 9581

FOTO: Procurador-Geral do Município de Nova Trento, Dr. Fabiano Alex Berghahn, historiador Paulo Vendelino Kons, Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, Prefeito de Nova Trento Gian Francesco Voltolini e professor Juliano Mazzola, na Cúria Metropolitana de Florianópolis, em 1º. de dezembro de 2016.

A imagem pode conter: 6 pessoas

Leave a Reply