O custo da presidência é maior que o custo da Realeza.

Mais uma importante matéria da imprensa européia sobre a diferença entre o gasto da Presidência, no caso a Portuguesa e a Casa Real Espanhola. O texto foi compartilhado pelo amigo do facebook Manuel Soares Peixoto.

D. DUARTE

Presidência custa 5 vezes mais que a casa Real espanhola

por Lusa16 abril 2010Comentar

Presidência custa 5 vezes mais que a casa Real espanhola

A Presidência da República portuguesa custa cinco vezes do que a Casa Real espanhola, em valores absolutos e 18 vezes mais por habitante, disse quinta feira à noite, na Figueira da Foz, D. Duarte Pio de Bragança.

Aludindo a diferenças entre os custos dos sistemas monárquico e republicano, o pretendente ao trono nacional frisou que o Presidente da República português, anualmente, “custa cerca de 2,9 euros por habitante” enquanto os encargos por habitante do Rei de Espanha representam “uns cêntimos por ano” aos cidadãos espanhóis.

“Em valores absolutos é cinco para um, por habitante é 18 vezes mais. O palácio de Belém sai muito mais caro do que o palácio real espanhol”, disse D. Duarte.

Acrescentou que a monarquia inglesa, a mais cara do Mundo, é “a única” que é mais cara do que a República Portuguesa.

“Mas [os ingleses] são reis de uma dúzia de países, entre os quais o Canadá, Austrália e Nova Zelândia”, argumentou.

Outra diferença entre o sistema monárquico e republicano espelha-se, segundo D. Duarte Pio, nas visitas de Estado.

“O Rei de Espanha, quando viaja, ou vai num aviãozinho militar pequenino ou vai num avião de carreira. Nunca ninguém viu o Rei de Espanha requisitar um avião inteiro de uma companhia aérea para fazer uma viagem de visita oficial”, sustentou.

 

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.