Grande povo! Grande povo!…

Quando foi promulgada a Lei Áurea, Dom Pedro II se encontrava em Milão, gravemente enfermo. Fora atacado de uma pleurisia, complicada com febre palustre. Os médicos aconselharam a ocultar do paciente as notícias que chegavam do Rio diariamente.

A 22 de maio os médicos perderam as esperanças de salvá-lo, e declararam à Imperatriz que chegara o momento de chamar o sacerdote. O Arcebispo de Milão assistiu D. Pedro II, que após a confissão recebeu os últimos sacramentos da Igreja Católica. Ele estava de tal modo enfraquecido, que mal podia falar. A Imperatriz achou conveniente, então, informá-lo da grande notícia recebida no dia 13. Imediatamente seu olhar se reanimou.

— Não há então mais escravos no Brasil?
— Não. Votou-se a lei em 13 de maio. A escravidão foi abolida.
— Rendamos graças a Deus! Telegrafem imediatamente à Isabel, enviando-lhe a minha bênção com os meus agradecimentos à Nação e às Câmaras.

Depois, voltou-se ligeiramente. Os que o cercavam julgaram que estivesse moribundo. Mas seu patriotismo deu-lhe forças para pronunciar estas tocantes palavras:

— Grande povo! Grande povo!…

E correram lágrimas de seus olhos.

A alegria profunda que sentiu, ao saber que todos os seus súditos seriam livres para o futuro, produziu em todo o seu ser uma comoção eficaz e salutar. Desde então se acentuaram as melhoras. Aos poucos desapareceu o perigo, e ele não tardou a restabelecer-se.

– XAVIER, Leopoldo Bibiano. Revivendo o Brasil-Império. São Paulo: Artpress, 1991. p. 88-89.

Foto de Diga Sim à Monarquia.

3 thoughts on “Grande povo! Grande povo!…

  1. Hola, boas, espero que me entendades, posto que aínda que eu non falo portugués, falo galego, e soemos entendernos.
    Atopei o voso blog mirando na Blogoteca a quen votar… ¡pero vin que vos non participades no concurso!, ¡unha pena!.
    Eu son español e monárquico, e considero esa forma de estado a mellor, como defendín en moitos artículos que poderesdes ler na miña sección Noticias e política (https://universodea.wordpress.com/category/noticias-y-politica/), aínda que está en español.
    Creo que sería unha boa idea que se restaurase o imperio en Brasil, posto que a monarquía nunca caeu porque perderá popularidade, senon por un golpe militar.
    En fin, eu sí participo no concurso, ¿daríadesme o voso voto?, podedes facelo aquí: http://lablogoteca.20minutos.es/universo-de-a-26423/0/
    Muito obrigado!

    • Sim, entendemos perfeitamente! Visitei seu blog o qual considero muito inteligente, com temas atuais e abordagem lógica e contextual. Já votei!

Leave a Reply