Para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil, o Escritório de Representação do Brasil na Palestina, organizou em Jerusalém uma exposição fotográfica e o lançamento do documentário “A visita de D. Pedro II à Terra Santa”. A iniciativa comemora a visita do imperador aos lugares santos nos meses de novembro e dezembro de 1876.
Lurdinha Nunes – Jerusalém
EMBAIXADOR ALESSANDRO CANDEAS – Representante do Brasil na Palestina
A ideia do documentário é fazer um diálogo diacrônico entre dois momentos da história e como o Imperador visitou e registrou no seu diário com emoção os detalhes. Ele era muito minucioso ao descrever a paisagem natural e humana. Nossa ideia é mostrar como ele viu os lugares santos em 1876 e como estão esses mesmos lugares hoje.
Diário do imperador
“Estou às margens do lago de Genezaré. As impressões da noite passada e deste dia exigiriam outro narrador cuja pena remontasse à altura de seus sentimentos.
Às 10 e meia estava à margem do lago em Tell Hum. O chão está cheio de troços de colunas; pedaços de entablamento com baixos-relevos, alguns de desenho curioso e um capitel coríntio. Achava-me no lugar da sinagoga onde Cristo pregou. Fiquei por momentos absorvido em minhas contemplações.
O lugar da exposição e do lançamento do documentário é significativo, próprio no Austrian Hospice em Jerusalém na Via Dolorosa, onde o Imperador ficou hospedado.
Vídeo
P. Markus Stephan Bugnyar – Diretor Austrian Hospice
O Austrian Hospice, era a maior casa de acolhimento dentro das muralhas da cidade velha. E também a mãe do imperador era descendente de austríacos, então havia uma boa razão para ele se hospedar conosco. Especialmente na segunda metade do século XIX, este evento foi extremamente importante para todas as peregrinações e peregrinos que vinham à Terra Santa, que vinham a Jerusalém. Certamente foi e ainda é um testemunho e incentivo às peregrinações
Fotografias e belas imagens para contar a experiência do Imperador como peregrino na com a Terra Santa
CATARINA LUCENA CANDEAS – Edição do documentário
A ideia central do documentário era justamente mostrar a perspectiva do D. Pedro vindo à Terra Santa. Ver que ainda no nosso mundo contemporâneo os monumentos ainda estão intactos.
EMBAIXADOR ALESSANDRO CANDEAS – Representante do Brasil na Palestina
O imperador era um cristão fervoroso e ele veio à Terra Santa como peregrino. Ele não veio em viagem oficial mas como cristão, humanista, historiador. Em Jerusalém ele se hospedou aqui no Austrian Hospice e por isso nós decidimos fazer o lançamento aqui. Ele quís passar aqui o seu aniversário em 1876 que é no dia 2 de dezembro. Estamos aqui exatamente neste dia e essa coincidência é proposital deliberada para homenagear uma parte da história do Brasil que faz essa conexão entre o primeiro chefe das Américas a visitar a Terra Santa e vemos uma conexão com o Bicentário da Independência do Brasil. Essa foi a forma que encontramos para fazer a síntese de todos essses elementos neste lançamento.
Assista ao documentario