A Monarquia e os professores!


Pró Monarquia

1 h ·

DIA DOS PROFESSORES

Muitos não sabem, mas a origem da comemoração remonta à época do Império.

No dia 15 de Outubro de 1827, o Imperador Dom Pedro I instituiu, por meio de Decreto Imperial, o Ensino Elementar no Brasil, garantindo que todas as cidades e vilarejos teriam suas escolas de primeiras letras, assim como definia a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.

No entanto, foi somente em 1947 que o professor paulista Salomão Becker criou a data para celebrar a profissão, aliado a dois outros colegas. A ideia, além da celebração de uma das mais fundamentais carreiras na sociedade, também homenageava o Decreto instituído pelo Imperador, tendo sido escolhida a mesma data de sua promulgação. Somente em 1963, a data foi oficializada pelo Decreto Federal nº 52.682.

Assim como instituiu o primeiro passo para o ensino de qualidade com acesso de todos no Brasil, a Família Imperial nunca mediu esforços para melhorar as condições de alunos e professores. O Imperador Dom Pedro II mantinha diversos colégios e outras instituições de ensino com parte de sua dotação do Estado, e seu apreço pela profissão era tanto, que, como apresentamos na "Frase da Semana", escreveu em seu diário: "Se eu não fosse o Imperador, quisera ser mestre-escola!".

Nota-se que dos 10 países que melhor pagam seus professores, 7 são Monarquias Constitucionais, demonstrando a importância que os professores representam para o regime monárquico.

A Pró Monarquia – Casa Imperial do Brasil, deseja a todos os Professores do Brasil uma ótima comemoração pelo seu dia!

Foto de Pró Monarquia.

c758045f05e67b39a01932372ff8b00b2c36ac84.png

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.