Ação Monárquica História Nobreza Européia

Celebrações pelos 125 anos da Casa de Nassau no Grão-Ducado de Luxemburgo.

AGENDA DOS PRÍNCIPES

No último dia 8, S.A. Michel, 14º Príncipe de Ligne, e sua esposa, S.A.R. a Princesa de Ligne, Dona Eleonora de Orleans e Bragança, estiveram presentes nas celebrações pelos 125 anos da Casa de Nassau no Grão-Ducado de Luxemburgo.

As celebrações contaram com uma grande festa de rua, unindo a Família Grã-Ducal, boa parte de sua parentela e o povo luxemburguês, para assistir à parte do espetáculo “Noites de Luz de Luxemburgo”, durante o qual a história da Casa de Nassau em Luxemburgo foi projetada, através de fotos, músicas e efeitos especiais, na fachada do Palácio Grã-Ducal.

Durante o espetáculo “Noites de Luz de Luxemburgo”, a fachada do Palácio Grã-Ducal é iluminada com a história da Casa de Nassau no Grão-Ducado de Luxemburgo. Foto 1: o Grão-Duque Adolfo (1817-1905) e sua esposa, Princesa Adelaide Maria de Anhalt-Dessau (1833-1916). Foto 2: o Grão-Duque Guilherme IV (1852-1912) e sua esposa, Infanta Dona Maria Ana de Portugal (1861-1942). Foto 3: a Grã-Duquesa Maria Adelaide (1894-1924). Foto 4: a Grã-Duquesa Carlota (1896-1985) e seu marido, Príncipe Félix de Bourbon e Parma (1893-1970). Foto 5: o Grão-Duque Jean e sua falecida esposa, Princesa Josephine-Charlotte da Bélgica (1927-2005). Foto 6: o Grão-Duque Henri e sua esposa, Maria Teresa Mestre y Batista.
Durante o espetáculo “Noites de Luz de Luxemburgo”, a fachada do Palácio Grã-Ducal é iluminada com a história da Casa de Nassau no Grão-Ducado de Luxemburgo.
Foto 1: o Grão-Duque Adolfo (1817-1905) e sua esposa, Princesa Adelaide Maria de Anhalt-Dessau (1833-1916).
Foto 2: o Grão-Duque Guilherme IV (1852-1912) e sua esposa, Infanta Dona Maria Ana de Portugal (1861-1942).
Foto 3: a Grã-Duquesa Maria Adelaide (1894-1924).
Foto 4: a Grã-Duquesa Carlota (1896-1985) e seu marido, Príncipe Félix de Bourbon e Parma (1893-1970).
Foto 5: o Grão-Duque Jean e sua falecida esposa, Princesa Josephine-Charlotte da Bélgica (1927-2005).
Foto 6: o Grão-Duque Henri e sua esposa, Maria Teresa Mestre y Batista.

O então Duque Adolfo de Nassau se tornou Grão-Duque de Luxemburgo em novembro de 1890, com a morte de seu primo distante, o Rei Guilherme III dos Países Baixos, que também era Grão-Duque de Luxemburgo. Nos Países Baixos, o falecido Rei fora sucedido por sua filha, a Rainha Guilhermina; entretanto, a sucessão luxemburguesa se dava através da Lei Sálica, onde apenas homens podiam herdar o Trono.

No dia 8 de dezembro de 1890, o novo Grão-Duque chegou a Luxemburgo, junto à sua Família e, desde então, sua descendência reina sobre o pequeno Grão-Ducado, localizado entre Alemanha, França e Bélgica. O filho e sucessor do Grão-Duque Adolfo, o Grão-Duque Guilherme IV, casou-se com a Infanta Dona Maria Ana de Portugal, sobrinha do Imperador Dom Pedro I do Brasil. Sua sucessora foi sua filha, a Grã-Duquesa Maria Adelaide, que, após um breve reinado, abdicou para seguir a vida religiosa, tornando-se uma Irmã da Ordem das Irmãzinhas dos Pobres, sendo sucedida por sua irmã, a Grã-Duquesa Carlota, que abdicou, em 1964, em favor de seu filho, o Grão-Duque Jean. Atualmente, graças à ação benéfica de seus Soberanos, o Grão-Ducado de Luxemburgo é a 11º democracia e o 19º maior IDH do mundo.

O Príncipe de Ligne, Chefe da Família mais importante da nobreza do Reino da Bélgica, é primo-irmão do atual Soberano de Luxemburgo, o Grão-Duque Henri, uma vez que sua mãe, a Princesa Viúva de Ligne, Alix de Luxemburgo, é irmã mais nova do pai do Grão-Duque, o Grão-Duque Jean, ainda vivo, mas que abdicou em favor de seu filho no ano 2000. Sua Alteza também é padrinho da filha de seu primo, a Princesa Alexandra de Luxemburgo. Ainda, uma das irmãs do Príncipe de Ligne, a Princesa Dona Christine, é esposa de S.A.R. o Príncipe Dom Antonio de Orleans e Bragança, Príncipe do Brasil e terceiro na linha de sucessão ao Trono.

A Princesa de Ligne, nascida Princesa do Brasil e sétima na linha de sucessão ao Trono, é irmã de SS.AA.II.RR. os Príncipes Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, e Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil, e do já citado Príncipe Dom Antonio. Os filhos do Príncipe e da Princesa de Ligne, o Príncipe Hereditário Henri de Ligne e a Princesa Alix, Condessa de Dampierre, foram registrados com dupla-cidadania, belga e brasileira, sendo o Príncipe Hereditário herdeiro do Trono do Brasil após sua mãe e tendo a Princesa Alix renunciado aos seus direitos antes de se casar com o Conde Guillaume de Dampierre, em junho último.

A Pró Monarquia – Casa Imperial do Brasil envia suas mais sinceras congratulações ao Grão-Duque e ao povo de Luxemburgo pelo transcurso de tão importante data.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WordPress Anti-Spam by WP-SpamShield